O presidente do PSDB paulista, deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, afirmou hoje que a legenda está concentrada atualmente em formar a chapa dos candidatos que disputarão um mandato na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. Segundo ele, a sigla está buscando nomes de fora que possam agregar valor ao quadro do partido no Estado.

continua após a publicidade

“Estamos no esforço de buscar novos filiados, mas de pessoas que não tenham mandato em outro partido, por respeito à legislação”, destacou Thame.

Além da busca de novos nomes que possam engrossar o time dos candidatos que irão disputar as vagas de deputado federal em 2010, Mendes Thame mandou um recado aos adversários: “Se uma outra legenda tirar alguém do PSDB que tenha mandato, o partido vai cobrar esse mandato na Justiça, isso é respeito à fidelidade partidária, o mandato é do partido.”

Apesar de o presidente da legenda não citar o nome de nenhum quadro tucano que poderia deixar a sigla, nos bastidores circulam informações de que o vereador mais votado na Capital nessas eleições, Gabriel Chalita (PSDB), está sendo cortejado pelo PV para disputar uma vaga ao Senado no ano que vem.

continua após a publicidade

Na avaliação de Mendes Thame, as eleições para a Câmara devem se pautar mais pelas qualidades do próprio candidato do que pelos cabos eleitorais. “Terá mais chance de ser eleito o candidato que já conquistou a confiança da população”, diz ele, destacando que isso deverá ocorrer em função da crise que assolou o Congresso Nacional.