O suplente de deputado estadual Luiz Malucelli, do PSDB, assumiu ontem, 6, o cargo de diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).

continua após a publicidade

Malucelli é o segundo tucano a entrar na administração do governador Roberto Requião (PMDB). Além dele, desde 2007, o deputado estadual licenciado Nelson Garcia ocupa a Secretaria do Trabalho.

A nova adesão tucana ao governo constrangeu o presidente do PSDB do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, defensor de uma posição linha-dura com os filiados que desobedecem a orientação oposicionista do partido.

“O que eu posso dizer é que cada um faz o que gosta e o que quer. Sei que a base do PSDB não pensa como ele. A punição não virá do diretório, mas dos eleitores. Mas de qualquer forma mostra que o governador reconhece que no PSDB tem gente competente”, provocou.

continua após a publicidade

O dirigente tucano admitiu que o partido tem dificuldades em manter alguns filiados que saem da linha definida pelo diretório estadual. “Tem que haver reforma política para que as diretrizes sejam respeitadas”, disse Rossoni.

Ele acredita que a totalidade do PSDB do Paraná somente retoma seu eixo de oposição com a aproximação da sucessão estadual de 2010. “Aí, nós vamos impor alguma normas. Porque negar legenda para um candidato concorrer é a única forma atualmente de exigir fidelidade ao partido. Se você partir para a expulsão, acaba fazendo um favor ao camarada”, disse.

continua após a publicidade

Rossoni se refere à nova regra que pune os deputados que mudam de partido com a perda do mandato. Mas que não se aplica a aqueles que forem expulsos pela direção dos seus partidos.

Honrado

Para Malucelli, a direção estadual do partido deveria ter outras preocupações no momento e não se incomodar com sua nova posição no governo. “Estou honrado com o convite que o governador me fez. Ele não me impôs nada. Ele chegou e me disse que precisava de um administrador no Lactec. Eu sou um profissional. Sou formado em administração”, comentou o tucano.

Ele também lembrou que integrou o grupo que defendeu a indicação do conselheiro Hermas Brandão como candidato a vice-governador na chapa de Requião, em 2006. A chapa foi vetada pelo diretório nacional. Para Malucelli, seu ingresso na equipe de governo não fragiliza o PSDB.

“O que eles deveriam se preocupar é com o número de candidatos a prefeito que o nosso partido lançou. São apenas 34 do PSDB em todos os 399 municípios do Estado”, comentou.

Malucelli vai ocupar o lugar que era de Aldair Rizzi, que saiu para concorrer a vice-prefeito de Pato Branco pelo PMDB, na chapa encabeçada por Nereu Ceni (PCdoB). Malucelli é um ex-integrante da equipe do ex-prefeito Cassio Taniguchi. Ele foi superintendente da Secretaria de Governo, no primeiro ano da administração de Beto Richa, em Curitiba.