O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje que as eleições transcorreram de forma tranquila, com pouquíssimos incidentes e sem episódios de violência. “Isso atesta a plenitude das instituições democráticas no Brasil”. Ele afirmou, ainda, que antes do segundo turno das eleições, agendado para 31 de outubro, o TSE conclui o julgamento dos recursos dos candidatos fichas sujas.

continua após a publicidade

Segundo Lewandowski, a partir de terça-feira, 5, o TSE reinicia os julgamentos dos recursos de candidatos que tiveram os registros barrados pela Lei da Ficha Limpa. Ele disse que o tribunal fará sessões extraordinárias de julgamento às quartas-feiras e até às sextas-feiras, se for preciso, para cumprir esse prazo.

Ainda segundo o presidente do TSE, não será possível ter um quadro consolidado das eleições presidenciais antes das 23 horas. Ele estima que sejam necessárias cinco horas de apuração para totalizar 90% dos votos válidos. “Isso não significa que teremos um quadro consolidado com esse total de votos”, ressalvou.

continua após a publicidade