TSE: recursos serão julgados antes do 2º turno

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje que as eleições transcorreram de forma tranquila, com pouquíssimos incidentes e sem episódios de violência. “Isso atesta a plenitude das instituições democráticas no Brasil”. Ele afirmou, ainda, que antes do segundo turno das eleições, agendado para 31 de outubro, o TSE conclui o julgamento dos recursos dos candidatos fichas sujas.

Segundo Lewandowski, a partir de terça-feira, 5, o TSE reinicia os julgamentos dos recursos de candidatos que tiveram os registros barrados pela Lei da Ficha Limpa. Ele disse que o tribunal fará sessões extraordinárias de julgamento às quartas-feiras e até às sextas-feiras, se for preciso, para cumprir esse prazo.

Ainda segundo o presidente do TSE, não será possível ter um quadro consolidado das eleições presidenciais antes das 23 horas. Ele estima que sejam necessárias cinco horas de apuração para totalizar 90% dos votos válidos. “Isso não significa que teremos um quadro consolidado com esse total de votos”, ressalvou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna