Está tudo pronto para o segundo turno da maior eleição da história do país. No Paraná, e em outros doze Estados, mais o Distrito Federal, os eleitores irão escolher quem será o próximo governador e presidente da República, que irão tomar posse no dia 1.º de janeiro, e permanecerão no cargo por quatro anos.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que as dificuldades sejam menores nesta votação, já que o eleitor terá que digitar apenas seis números.

O primeiro voto será para governador. É só digitar os dois números do candidato escolhido e depois a tecla Confirma. Em seguida é a vez do voto para presidente. Mais dois números e a tecla Confirma. Quem quiser votar em branco, basta apertar a tecla Branco e apertar Confirma. Já para anular o voto, é só apertar qualquer número que não pertença a nenhum candidato, e também apertar Confirma. O eleitor que decidir anular um dos votos, não estará anulando o outro. Ou seja, quem anular o voto para governador poderá votar para presidente, e vice-versa.

Nas urnas dotadas de impressora, o eleitor deve conferir o voto no visor e confirmar mais uma vez. A urna avisa em caso de erro. Neste caso basta apertar a tecla Corrige e recomeçar. No Paraná apenas as cidades de Campo Largo, Rolândia, Lapa, Cornélio Procópio e Telêmaco Borba estão testando o novo sistema de votação.

Em caso de dificuldade, o eleitor receberá ajuda. Após cinco minutos de tentativa, os mesários têm autorização para se aproximar e relembrar todos os passos da votação. Mas eles não podem ditar números e nem conferir o voto, que é secreto. O eleitor deve procurar a mesma seção do primeiro turno. Quem não votou e ainda não se justificou pode votar no segundo turno. Para evitar filas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está solicitando ao eleitor que não deixe o voto para a última hora.

No primeiro turno foram registrados atrasos e muitas filas em alguns locais de votação, em várias regiões do Estado, mas para este domingo a expectativa da Justiça Eleitoral é de que esses problemas não se repitam, pois os casos de urnas com defeito foram solucionados e o número de candidatos é menor, o que torna o voto mais rápido. Mesmo assim o Tribunal está orientando os eleitores para que levem anotado os números dos candidatos ao governo e à presidência.

Quem ainda tiver dúvidas sobre local de votação ou como votar, funcionários do TRE estarão de plantão atendendo pelo telefone (41) 333-4444, a partir das 7h. A votação será realizada no domingo, das 8h às 17h. Para votar o eleitor deverá ter em mãos seu título de eleitor ou um documento com foto.

Urnas

Os Correios recolheram ontem, no final da tarde, as urnas eletrônicas de Curitiba que serão utilizadas no próximo domingo. Os 900 caminhões ficaram estacionados no pátio interno do TRE durante à noite e hoje pela manhã as 22 mil urnas começaram a ser distribuídas para todas as 5600 seções eleitorais, sendo três mil na área urbana e 2600 na área rural. Para que as urnas sejam entregues nas ilhas, os Correios irão utilizar barcos saindo de Paranaguá e de Guaraqueçaba.

Também hoje de manhã o Tribunal realiza a cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas, sendo uma de Curitiba e outra do interior.

continua após a publicidade

continua após a publicidade