O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse que não será possível totalizar mais de 90% dos votos válidos da eleição presidencial antes das 23 horas de hoje. Em entrevista coletiva concedida no início desta noite, Lewandowski afirmou que será necessário um prazo de pelo menos cinco horas, após o encerramento da votação, para atingir esse porcentual.
Em 2006, o resultado parcial do primeiro turno, com a totalização de 90% dos votos válidos, foi conhecido às 21h45, ou seja, mais de uma hora antes da previsão de Lewandowski para este ano.
Em seis Estados, a votação seria encerrada às 18 horas (horário de Brasília) por causa do fuso horário: Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, segundo o ministro, às 17h50 ainda havia pessoas na fila esperando para votar, em municípios de São Paulo. Foram distribuídas senhas aos eleitores que chegaram até às 17 horas.
Lewandowski atribuiu atrasos em alguns colégios eleitorais, como em São Paulo, à “complexidade desta votação”, com seis candidatos: deputados estaduais e distritais, deputados federais, dois senadores, governadores e presidente da República. Ele fez a ressalva de que a Justiça Eleitoral cumpriu o seu papel ao incentivar que o eleitor levasse “uma colinha” com os números dos candidatos para a seção eleitoral.