A partir da próxima segunda-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a veicular na TV e no rádio seis novas peças publicitárias de conscientização do eleitor. Sem citar a Lei da Ficha Limpa, o tribunal insistirá na mensagem de que o eleitor deve pesquisar os antecedentes de seu candidato.

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A nova propaganda contará a história de um falso dentista para passar a mensagem de que, assim como as pessoas não devem confiar sua saúde a um profissional desconhecido, também não devem dar seu voto a um político sem saber os antecedentes dele.

As demais peças abordarão a segurança das urnas eletrônicas, a acessibilidade dos locais de votação para cadeirantes, a possibilidade do voto em trânsito, a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade e título de eleitor para votar e ainda outra de incentivo para que analfabetos e pessoas com 16 e 17 anos não deixem de votar.

Desde o último dia 31, o TSE tem veiculado propagandas de conscientização e esclarecimento do eleitor, usando o conceito “Você pode escolher o seu destino”. A primeira fase da campanha abordou, entre outros temas, a função de cada cargo disputado nas eleições deste ano – presidente e vice-presidente da República, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital.

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As seis novas peças foram exibidas nesta manhã pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que estão reunidos, em Brasília, no 50º encontro da categoria.