Foto: Anderzon Tozato/O Estado |
O presidente do TJ, Marino Loyola, na posse dos magistrados. continua após a publicidade |
José Marcos de Moura, Vicente Del Prete Misurelli e Rubens Oliveira Fontoura são os três novos desembargadores que tomaram posse ontem no Tribunal de Justiça do Paraná, em sessão solene presidida pelo presidente do TJ, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa. Eles entram no lugar dos desembargadores Vicente Troiano Neto, Roberto Pacheco Rocha e Gil Trotta Telles, que estão se aposentando.
Em seu discurso, Misurelli falou pelos seus outros dois colegas e afirmou que é preciso que os juízes e desembargadores estejam integrados com a sociedade. "O magistrado que não se vê, não se ouve e não se sente, está petrificado", disse, ressaltando a necessidade de que se esteja presente na vida social.
O desembargador Celso Seikiti Saito, que fez o discurso em nome do Tribunal de Justiça e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), enfatizou a competência, sensatez, coragem e eqüidade dos novos empossados. Saito lembrou também que Moura, Misurelli e Fontoura fazem parte da nova geração da magistratura que é escolhida pelo tribunal pleno. Antes, somente o órgão especial, reunindo os 35 mais antigos desembargadores, faziam a escolha dos novos membros.
Representando a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) estiveram Manoel Cachenski Daher e o conselheiro da OAB-PR Renato Alberto Nielsen Kanayama. O conselheiro da OAB-PR, pediu por um judiciário fortalecido. O presidente da Amapar Paulo Roberto Vasconcellos também prestigiou a cerimônia de posse.
Em sessão simples e com discursos floreados, representando o governador Roberto Requião (PMDB) esteve presente o secretário estadual de Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, e representando o prefeito de Curitiba, Beto Richa, compareceu o procurador-geral do município, Ivan Bonilla. O vereador Paulo Salamuni (PV) representou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso. Prestigiaram a posse dos três novos desembargadores também o procurador-geral do Ministério Público estadual, Milton Riquelme de Macedo, o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nemésio Xavier de França Filho. O auditor Sérgio Valadares Fonseca representou o Tribunal de Contas do Estado e Rosemari Dietrichs Pimpão representou o Tribunal Regional do Trabalho.