Numa das mais disputadas eleições de sua história, o Tribunal de Justiça do Paraná elegeu ontem o desembargador José Antonio Vidal Coelho para presidente, com 66 votos. Antonio Lopes de Noronha, candidato único à vice-presidência, recebeu 100 votos. Na segunda vice-presidência, José Wanderlei Resende foi reeleito com 74 votos. O desembargador Leonardo Pacheco Lustosa, atual corregedor-adjunto da CGJ, foi escolhido para o cargo de corregedor-geral de Justiça com 85 votos. O novo corregedor-adjunto é Waldemir Luiz da Rocha, que recebeu 67 votos.
A nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça foi eleita na tarde de ontem, durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Participaram do processo 118 desembargadores, registrando-se apenas um faltante. As eleições foram realizadas com voto secreto, através do sistema de urnas eletrônicas. Para os cargos de presidente e corregedor-adjunto da CGJ, as eleições foram decididas em segundo turno. Foram contabilizados 116 votos, apenas um nulo.
No primeiro turno, disputaram o cargo de presidente, ainda, os desembargadores Ruy Fernando de Oliveira e Celso Rotoli de Macedo, que foi para o segundo turno. E para a Corregedoria-Adjunta, os desembargadores Paulo Habith, eliminado no primeiro turno, e Airvaldo Natal Stela Alves, que foi para o segundo turno, mas perdeu para Waldemir Luiz da Rocha.
Na ocasião, também foram eleitos os novos integrantes do Conselho da Magistratura, composto pelos desembargadores: Regina Helena Afonso Portes, Sérgio Rodrigues, Dimas Hortêncio de Mello, Miguel Kfouri Neto. A posse da nova diretoria do TJ está prevista para o dia 1.º de fevereiro de 2007.
?Foi uma eleição bonita, democrática e respeitosa, com candidatos de qualidade?, avaliou o diretor-presidente do GPP, Paulo Pimentel.
O novo presidente, desembargador José Antônio Vidal Coelho, comentou que sua gestão terá três programas principais. O primeiro será completar a fusão física do Tribunal de Alçada com o Tribunal de Justiça, visto que alguns desembargadores ainda ocupam gabinetes no prédio antigo. O segundo eixo da nova gestão será o prosseguimento da informatização do TJ. Por fim, Vidal Coelho pretende dedicar esforços para aparelhar a Escola de Magistratura.
Novo presidente
José Antônio Vidal Coelho nasceu em Itaqui, Campo Largo (PR) em 8 de junho de 1939. Iniciou sua carreira na magistratura em dezembro de 1967, quando foi nomeado, após ter sido aprovado em concurso público, para exercer o cargo de juiz substituto da 9.ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Apucarana. Foi juiz substituto nas comarcas de Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Jaguapitã e Arapongas. Em 1968, foi nomeado juiz de direito da comarca de Sengés. Exerceu a judicatura nas comarcas de Cambé, Guaíra, Ponta Grossa e Curitiba. Em setembro de 1988, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e em março de 1995 foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Em 20 de dezembro de 2002 foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça. Atualmente é vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral.