O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) inaugurou, ontem, a Secretaria de Conciliação no Poder Judiciário do Estado. O ato do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho e do coordenador estadual do Movimento Pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Valter Ressel, marcou o início das atividades da Semana Nacional da Conciliação no Estado.

continua após a publicidade

A Secretaria do TJ atende diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para desenvolver a cultura da conciliação no meio jurídico brasileiro. Sua atribuição é receber e processar, para fins de conciliação, os recursos indicados pelos relatores ou pelas partes como aptos à realização da respectiva tentativa.

Em sua passagem por Curitiba, a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, falou sobre a Semana Nacional de Conciliação: “Desde 2006, estamos realizando movimentos para que a conciliação seja cada vez mais utilizada. É uma forma mais negociável de encontrar soluções e também de se criar uma sociedade mais pacífica”.

Parceiros do Tribunal da Justiça no Movimento Pela Conciliação, o Ministério Público esteve representado por Celso Jair Mainardi, promotor substituto de 2º Grau e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi representada pelo advogado Renato Kanayama.

continua após a publicidade