O Tribunal de Contas do Paraná já fez a primeira análise de todas as contas de prefeituras e câmaras municipais referentes ao exercício administrativo de 2003. As contas foram envidadas pelos prefeitos, vereadores e assessores municipais no dia 31 de março. “Agora, os gestores públicos poderão verificar se tiveram problemas e podem corrigi-los dentro do prazo de 15 dias a partir do momento em que receberem esta primeira instrução técnica”, informou o presidente do TC, conselheiro Henrique Naigeboren.
Em dois meses foram analisadas cerca de 1.200 contas, segundo dados da Diretoria de Contas Municipais (DCM). Além das 399 prefeituras e 399 câmaras municipais, também foram avaliadas as contas de 400 entidades, autarquias e fundações municipais. “A informatização deste processo é inédita e vai dar ao Tribunal de Contas mais condições de melhorar ainda mais a fiscalização do emprego do dinheiro público”, afirma Naigeboren.
Todas as contas de 2003 foram verificadas graças ao Analisador Eletrônico de Contas, que entrou em operação em novembro do ano passado e passou pelo primeiro teste com a análise das contas de 2002.