O deputado estadual Tadeu Veneri e os deputados federais Dr. Rosinha e Ângelo Vanhoni são os nomes cogitados internamente no PT para concorrer à prefeitura no próximo ano. O PT de Curitiba abriu as discussões sobre as eleições municipais no início da noite desta sexta-feira, com uma reunião entre deputados estaduais e federais e vereadores, a senadora Gleisi Hoffmann e a presidente da municipal do partido, Roseli Isidoro.
O lançamento de candidatura própria é o caminho examinado pelos petistas para a disputa de 2012. Mas as alianças também estão na pauta. Primeiro a apresentar sua pré-candidatura, em janeiro, Rosinha disse que o partido precisa começar o debate desde agora para construir a candidatura a prefeito. “Se tomarmos a decisão de ter candidatura própria, teremos tempo para construir um nome”, comentou.
O deputado estadual Tadeu Veneri disse que o PT de Curitiba não pode ficar esperando as definições de outros partidos. “Não podemos ficar presos a uma agenda de outros. Nós não podemos nos deixar ser pautados pelas disputas internas do PSDB e seus aliados”, afirmou o deputado, referindo-se às especulações sobre a possibilidade de uma aliança entre PT e o atual prefeito Luciano Ducci (PSB).
Para Rosinha, a decisão inicial da candidatura própria não elimina a possibilidade de o partido estará fechado a alianças para 2012. “Nós temos que construir o nosso nome. Se tivermos um nome construído, na hora de discutir com outros partidos, o candidato do PT pode ser a cabeça de chapa”, comentou.
Por causa de um compromisso do mandato de deputado, no Rio de Janeiro, Vanhoni não participou da reunião. Mas confirmou que está discutindo com o seu grupo interno a possibilidade de disputar a prefeitura uma quarta vez. “O quadro ainda não está definido, mas estamos conversando sobre o assunto”, comentou o deputado, que foi candidato a prefeito em 1996, 2000 e 2004.