As 3.099 urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição em Curitiba serão instaladas hoje pela manhã nos locais de votação. Ontem à tarde, o equipamento foi guardado em microcaminhões da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que passaram a noite sob sob a proteção de policiais federais. Os 44 veículos ficaram estacionados no pátio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Parolin, em Curitiba. Em todos os 399 municípios do Estado, a Justiça Eleitoral recorreu aos microcaminhões dos Correios para armazenar as urnas na antevéspera da eleição.
Os técnicos do TRE começam a distribuir as urnas a partir das 7h da manhã de hoje nos 376 locais de votação da capital. Em cada um deles, haverá um secretário de prédio, nome dado às pessoas nomeadas pelos juízes eleitorais para coordenar o processo de preparação do equipamento. Os secretários de prédio ficam responsáveis também pela organização da sessão, que consiste na identificação do local e disposição dos móveis, cadeiras e mesas.
No final da tarde, os “roteiristas”, funcionários do TRE designados para a tarefa, irão verificar se as urnas foram entregues e instaladas nos locais certos e se o equipamento está com a data e hora corretos. A conferência do horário é importante porque se houver alguma imprecisão poderão ocorrer atrasos na votação, que começa a partir das 8h deste domingo. Até amanhã, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Militar, até a chegada dos funcionários do TRE amanhã às 7h. Neste horário, os mesários irão ligar o equipamento emitir a chamada “Zerezima”, um relatório mostrando que nenhum voto está registrado na urna.