O Tribunal regional Eleitoral (TRE) divulgou nesta quarta-feira (16) a lista de pedidos de impugnações de candidaturas no Estado. O prazo final para solicitações feitas por eleitores, partidos políticos, coligações e também pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) terminou ontem à noite. No total, o TRE recebeu 23 pedidos de impugnações.
A partir da comunicação dos pedidos de impugnações, os candidatos têm sete dias para se defender. Depois desse prazo, a Justiça tem 72 horas para decidir se homologa ou não as candidaturas.
Dos 23 pedidos de impugnações, 13 foram apresentadas pela PRE e, segundo a assessoria de comunicação da Procuradoria da República no Estado do Paraná, neste momento foram levados em consideração apenas os critérios de inelegibilidade, a Lei da Ficha Limpa.
Por esta razão, a PRE salienta que ainda terá oportunidade de avaliar todos os candidatos, até a homologação dos registros, levando em consideração os critérios de condições de elegibilidade e descumprimento de formalidade legal – como a apresentação de cópia da ata da convenção partidária que escolheu os candidatos, por exemplo.
Entre os 10 candidatos que não tiveram seus pedidos de impugnações feitos pela PRE estão o de Gleisi Hoffmann (PT) e do seu vice, Haroldo Ferreira (PDT). A solicitação de impugnação da petista foi feita pelo PRP, partido do candidato a governador Ogier Buchi, alegando que o vice na chapa de Gleisi foi escolhido fora do prazo determinado pela lei.
Confira na íntegra, a lista com os pedidos de impugnação.