politica

TRE em Minas mantém validade da convenção do PSB

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a validade da convenção do PSB realizada no sábado, 4, e que formalizou a candidatura de Marcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas Gerais. A executiva nacional da legenda entrou com um recurso, neste sábado, para anular a reunião.

“Não há autorização legal para conferir ao juiz plantonista a prerrogativa de julgar o recurso monocraticamente, notadamente, porque estaria subtraindo do Relator a prerrogativa de exercer o juízo de retratação”, declarou o juiz plantonista João Batista Ribeiro, ao não reconhecer o interno agravado pela nacional do partido.

Mesmo com a decisão, uma nova convenção foi marcada para a noite deste domingo, 5. Após a executiva nacional pessebista dissolver o diretório em Minas Gerais, a nova diretoria cancelou a realização da reunião deste sábado, sob alegação de que haviam irregularidades nos registros do diretório.

No entanto, na sexta-feira, 3, Marcio Lacerda entrou com um pedido de tutela de urgência e o TRE garantiu a realização da reunião, além de ter anulado a instituição da nova diretoria, sob pena de R$ 30 mil por dia, em caso de descumprimento.

O presidente interino do diretório estadual do PSB em Minas Gerais, Renê Vilela, disse que o partido está tratando desse assunto em instância superior, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não temos nenhuma dúvida de que será referendada a decisão da executiva nacional”, afirmou.

A convenção do PSB de sábado foi marcada por confusão e empurra-empurra, quando o deputado federal Júlio Delgado e o presidente interino chegaram na reunião, com o intuito de ler uma nota da executiva nacional.

O parlamentar afirmou que o TSE havia anulado a validade da convenção. A assessoria jurídica de Marcio Lacerda explicou que o recurso do tribunal eleitoral não anulava os efeitos da medida protocolada pelo juiz do TRE.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo