De 6 de junho a 30 de setembro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal (DF) recebeu 5.516 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Destas, 1.916 foram alvo de notificações e 406 foram encaminhadas em forma de denúncia ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Ao todo, o tribunal aplicou 250 multas, que somam R$ 473 mil.
Os números foram apresentados hoje pelo desembargador João Mariosi, presidente do TRE. De acordo com ele, foram recolhidas 37 mil propagandas irregulares, o equivalente a 60 toneladas de material como cartazes, placas e banners. “Alguns propagandas irregulares foram retiradas de forma espontânea, outras foram deixadas de forma teimosa”, disse.
De acordo com o tribunal, o DF tem 1.836.280 eleitores inscritos, dos quais 80% são esperados nas urnas no próximo domingo. O restante, segundo expectativa do TRE, deve justificar o voto. Os principais candidatos ao governo do Distrito Federal são: Agnelo Queiroz (PT), Weslian Roriz (PSC), Toninho (PSOL) e Eduardo Brandão (PV).