Um consolo para quem acha que a crise pós-eleitoral é exclusiva de Londrina. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro convocará novas eleições para os municípios de Bom Jesus de Itabapoana e Santo Antônio de Pádua. O caso lá é que votos nulos superaram em muito os votos recebidos pelos dois candidatos à prefeitura das duas cidades.
Rejeitado
Segundo o TRE, em Bom Jesus de Itabapoana os votos nulos alcançaram 89,23% da preferência do eleitorado e o candidato único prefeitura João José Pimentel, do PTB, recebeu apenas 6,3% dos votos. A cidade tem 26.863 eleitores, mas apenas 1.692 votaram em Pimentel.
Inelegíveis
Já em Santo Antônio de Pádua, Maria Dib, do PP, obteve 10.074, o equivalente a 37,9% dos votos, enquanto os nulos totalizaram 16 527, o equivalente a 60,35% do eleitorado.
As regras eleitorais determinam que nenhum candidato pode tomar posse quando os votos nulo e em branco alcançam um coeficiente maior do que a soma dos votos dados aos candidatos. Nos dois municípios os candidatos rejeitados pela população ficarão inelegíveis.