Três candidatos ao governo e seus vices e um candidato ao Senado já tiveram seus pedidos de registros confirmados pelo Tribunal Regional Eleitoral. São eles os candidatos ao governo, senador Osmar Dias (PDT), Antônio Roberto Forte (PSL), Ana Lúcia Catarino Pires (PRTB) e seus respectivos candidatos a vice , Derli Donin (PP), Sandra Netz de Paula (PSL) Cristiane Ferrer Margardi (PRTB), e o candidato ao Senado, Aparecido Custódio da Silva (PRTB).
Não há previsão de julgamento do registro da aliança entre PSDB e PMDB, que recebeu um pedido de impugnação apresentado pelos deputados Valdir Rossoni, presidente estadual do diretório tucano, Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly. Ontem, os tucanos apresentaram os documentos da executiva nacional que foram requeridos pela Justiça Eleitoral. Entre eles, a cópia da ata da reunião da executiva nacional que decidiu pela anulação da aliança, aprovada na convenção do partido, e novamente a cópia da decisão, assinada pelo senador Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB. Um dos argumentos dos tucanos é que uma resolução da direção nacional do partido estabelecia que as alianças feitas nos estados deveriam ser submetidas à aprovação final dos dirigentes tucanos, em Brasília.
Agora, o Ministério Público Eleitoral tem cinco dias de prazo para emitir um parecer. Depois, o processo retorna para o juiz eleitoral João Pedro Gebran Neto, que encaminha para votação no plenário do TRE. Dependendo da decisão do TRE, se prevalecer a aliança, o deputado Hermas Brandão (PSDB) terá deferido seu registro de candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Roberto Requião (PMDB).
No comando
Enquanto o TRE não decide, os tucanos da ala contrária à aliança com o PMDB assumem funções de comando na campanha do senador Osmar Dias (PDT). Osmar instalou o conselho político da campanha, que será comandado pelo ex-deputado Euclides Scalco. Outro tucano, o ex-ministro Deni Schwartz, foi anunciado como o coordenador do plano de governo de Osmar. Já Antônio Poloni, que cuidava do plano de governo, assumiu a coordenação geral da campanha.
Integram o conselho político de Osmar o candidato a vice-governador, Derli Donin (PP), Flávio Martinez (PTB), Guaraci de Andrade (PSB), Augustinho Zucchi (PDT), Dilceu Sperafico (PP), Alex Canziani (PTB), Severino Nunes de Araújo (PSB), Akito Taguchi (PMN), José Felinto (Prona), Danilo Dávila (PT do B), Tércio Albuquerque (PTC) e José Chociai (PTN).
Scalco afirmou que o conselho terá a responsabilidade de orientar a condução da campanha e ajudar a solucionar dificuldades. ?Todos os partidos coligados vão ajudar com contribuições visando dinamizar o andamento da campanha e, havendo necessidade, atuar como grupo de assessoria à campanha do senador Osmar Dias.
O PDT também inaugurou o comitê central da campanha, que fica no bairro Alto da XV. ?Com a oficialização do conselho político e a inauguração do comitê central estamos dando um passo importante na campanha?, disse o candidato ao governo.
