O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná confirmou ontem a cassação do prefeito de Itaperuçu, José de Castro França (PMDB), e de seu vice, Acir Pedroso de Moraes, por abuso do poder econômico e político nas eleições de 2008.

continua após a publicidade

Os dois foram acusados pela candidata derrotada nas eleições, Célia Paske (PSDB), por utilizarem o Jornal Expresso, contratado como jornal oficial da cidade, para fazer propaganda eleitoral em favor de suas candidaturas.

Como provas, o TER aceitou trechos de textos publicados no jornal com afirmações como “(…) Mesmo contando com adversários tão hábeis na arte da política o Saruva não se abala. Ele vai tocar a campanha com outros grandes aliados políticos que preferiram não se unir ao grupo dos três ex-prefeitos. A seu favor o Saruva tem as obras que realizou na condição de prefeito e vai fazer o eleitor comparar a sua administração com a atuação de cada dos ex-prefeitos que se uniram (…)”

Prefeito e vice-prefeito ainda podem recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral e permanecem no cargo até a decisão final da Justiça Eleitoral. Se o TSE confirmar a cassação do prefeito, Itaperuçu pode passar por nova eleição, uma vez que os 7.930 votos obtidos por França na eleição do ano passado, representam mais de 50% dos votos válidos.

continua após a publicidade