TRE cassa candidatura do prefeito de Matinhos

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou ontem a candidatura do prefeito de Matinhos, José Maria Correa (PMDB), às eleições de outubro. O entendimento da Justiça Eleitoral é que Zé Maria teria que ter se desincompatibilizado do cargo para concorrer à Prefeitura. Por quatro votos a dois, o TRE concluiu que o ex-prefeito Acindino Duarte, o “Seda”, não foi cassado, mas apenas afastado e Zé Maria está na condição de vice-prefeito exercendo provisoriamente o cargo de prefeito. Como Zé Maria está concorrendo à Prefeitura, ele teria que se licenciar para a disputa, já que a permanência no cargo é permitida somente quando se concorre ao mesmo cargo.

Zé Maria assumiu o comando do município na condição de interventor, em fevereiro de 2002, quando Duarte teve que deixar a prefeitura para responder à acusação de improbidade administrativa. Zé Maria foi eleito vice-prefeito na chapa de Seda.

O advogado do prefeito de Matinhos, Guilherme Gonçalves, informou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Conforme Gonçalves, a decisão do TRE se confronta com os vereditos do TST em casos semelhantes já julgados. O argumento do prefeito de Matinhos é que embora tenha tomado posse como interventor, ele assumiu o cargo efetivamente em fevereiro do ano passado, quando a 1.ª Câmara Criminal do Tribunal do Justiça afastou Seda pela segunda vez do cargo.

A decisão do TRE atendeu a um recurso do candidato do PSDB à prefeitura de Matinhos, Francisco Carlin dos Santos (PSDB). O relator do processo foi o membro da Corte Manoel Caetano, que havia emitido parecer contra o recurso do tucano.

Como o recurso de Zé Maria ao TSE tem efeito suspensivo da sentença do TRE, o peemedebista disse ontem que sua campanha irá continuar normalmente. “Nós temos certeza que o TSE vai confirmar nossa candidatura que já tinha sido deferida em primeira instância”, afirmou o prefeito de Matinhos.

Liberado

Na sessão de ontem ainda, o TRE indeferiu o pedido de cassação da candidatura de Carlin dos Santos, que foi protocolado pela assessoria jurídica de Zé Maria. O TRE não reconheceu o argumento segundo o qual o tucano seria inelegível por ter tido suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Carlin dos Santos foi prefeito de Matinhos de 96 a 2000. Conforme o TRE, ainda não há sentença final sobre as suspeitas de irregularidades nas contas de Carlin dos Santos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo