Os brasileiros residentes no Reino Unido votam em clima de absoluta tranquilidade no consulado em Londres, neste domingo de Dia das Bruxas. Ao contrário do primeiro turno, nenhuma fila chegou a se formar no local da votação. Choveu um pouco durante o dia, mas nada que atrapalhasse os eleitores.

continua após a publicidade

Cerca de sete mil brasileiros estão inscritos para votar em Londres, sendo que metade desse total compareceu no primeiro turno. Na ocasião, o candidato do PSDB, José Serra, venceu com 37% dos votos válidos. Dilma Rousseff ficou com 35,5% e Marina Silva, com 25,1%.

No dia 3 de outubro, muitos eleitores deixaram para retirar o título no momento da votação, o que contribuiu para gerar filas no consulado. Agora, já de posse do documento e ambientados com o local, os brasileiros não encontram nenhuma dificuldade. O consulado também aumentou o número de funcionários na porta para orientar os eleitores.

O único incidente ocorreu no início da tarde, quando uma eleitora passou mal ao tentar votar, com pressão alta. Uma ambulância foi chamada para fazer o atendimento. Na porta do consulado, o que gera mais agitação é o comércio de quitutes nacionais, como pé de moleque, pamonha e pastel. Tudo isso em meio ao clima de Halloween nas ruas de Londres, com a tradicional festa de Dia das Bruxas celebrada hoje. Além disso, hoje também terminou o horário de verão na Europa e os relógios foram atrasados em uma hora.

continua após a publicidade

A votação em Londres termina daqui a pouco, às 17 horas locais (15h de Brasília). Os três andares do consulado abrigam 18 seções eleitorais, que emitirão Boletins de Urna ao final da votação. A totalização dos votos será feita pelo TSE em Brasília.