Cid Campêllo: “O governo já publicou
essa informação várias vezes”.

A 1.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná determinou ao governo do Estado a apresentação dos documentos referentes aos gastos efetuados com propaganda entre janeiro de 95 e outubro de 97, nos dois últimos anos do primeiro mandato do governador Jaime Lerner (PFL). A decisão atendeu a um pedido formulado pelo deputado federal Florisvaldo “Rosinha” Fier (PT) que, em 98, quando exercia mandato na Assembléia Legislativa, teve negado pelo plenário um requerimento solicitando informações sobre as despesas com publicidade daquele período.

O deputado petista explicou que requereu os dados para confirmar denúncias de que o governo teria extrapolado o percentual orçamentário nos gastos com propaganda naqueles dois anos. ” Havia denúncias de que o governo havia gasto aproximadamente US$ 300 milhões e que deputados radialistas teriam recebido parte da verba”, disse Rosinha.

A decisão do Tribunal de Justiça, tomada por maioria de votos, foi em apelação do Estado do Paraná, do governador e do seu secretário de Comunicação à época, Jaime Lechinski, que pretendiam anular sentença do juiz da 3.ª Vara da Fazenda Pública obrigando a exibição dos documentos.

O secretário de governo, José Cid Campello Filho, disse que o estado vai recorrer da decisão do TJ. E considera que a ação até já perdeu o efeito, tendo em vista, que as despesas com propoganda no período foram ostensivamente divulgadas durante a campanha eleitoral de 98. “O governo já publicou essa informação várias vezes e fica muito abaixo dos números do deputado”, afirmou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade