TJ aceita denúncia contra prefeito de Curitiba

A 1.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu ontem denúncia contra o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), acusado pelo Ministério Público de homologar concorrência pública com ajuste prévio em favor da empresa Risotolândia, direcionando o processo para que ela fosse a vencedora. Os proprietários da empresa, Carlos Antônio Gusso e Aroni Grassi Gusso, também foram denunciados.

Segundo o MP, o desvio pelo superfaturamento do contrato para a aquisição de merenda para a rede municipal de ensino por dois anos atinge quase R$ 3 milhões. No processo, a defesa do prefeito alega incompetência do TJ para julgar o processo, visto que uma parcela da verba é do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sustenta ainda que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) analisou a questão e concluiu pela inexistência de dolo e de superfaturamento, de acordo com auditoria do FNDE.

Relator

O relator do processo, desembargador Darcy Nasser de Melo, entendeu, no entanto, que “um quinto da verba estaria sujeito ao processo (União) e o resto estaria a cargo da Prefeitura”. Quando a informação sobre o acatamento da denúncia foi liberada pelo TJ, no início da noite de ontem, não havia mais ninguém na assessoria de Taniguchi na Prefeitura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo