?Terceiro mandato é um golpe?, diz Plínio

O economista Plínio de Arruda Sampaio – que foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, que deixou há alguns anos por discordar dos rumos que a legenda tomou e atualmente faz parte do PSOL – disse ontem que é absolutamente contra um terceiro mandado para o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. ?O terceiro mandato é um golpe. Não tem o menor sentido. Não existe isso em nenhum lugar do mundo. Um terceiro mandato só frustraria a democracia?, avaliou.

Ele participou ontem da Romaria do Trabalhador, que aconteceu nas ruas do bairro Boqueirão, em Curitiba, para lembrar o Dia do Trabalho. O evento contou com manifestações de diversas categorias, entre elas os coletores de material reciclável. Sampaio também esteve presente ontem no lançamento da revista Debate Socialista.

Sampaio, que é um crítico do governo de Lula, diz que esperava mais da atual gestão do governo federal. De acordo com ele, havia a promessa de intervenções profundas, que não foi cumprida até agora. ?O governo Lula é a maior decepção que o povo brasileiro já teve. Falou-se que seria um governo que faria transformação. Mas o que ele está fazendo é assistencialismo. Lula fica bem perante a massa, mas será a própria massa que vai sofrer com a pobreza quando acabar essa euforia. O assistencialismo só mascara a situação?, opinou.

Quando questionado sobre os escândalos recentes envolvendo o governo Lula (como o caso dos cartões corporativos), Plinio Arruda afirmou que a maior tristeza em relação ao desempenho de Lula como governante é saber que ele está agindo da mesma maneira como outros políticos já agiram quando foram presidentes do País. ?O Lula está fazendo o mesmo que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O Lula faz com menos arrogância, mas faz do mesmo jeito. E esconde isso com estes acertos assistenciais?, revelou.

Plínio de Arruda Sampaio ainda criticou as discussões, neste ano de eleições municipais, para a formação de alianças partidárias em 2010. Classificou esta atitude como politicagem pura. ?Estão escondendo a realidade. Se está tão bom quanto dizem, então como Curitiba tem 49 mortes para cada 100 mil habitantes, por exemplo? A realidade está sendo escondida em todo o País?, disparou.

Sobre a eleição do ex-bispo Fernando Lugo para a presidência do Paraguai, Sampaio lembrou que o movimento da Esquerda na América Latina continua se articulando. ?São países com formações diferentes em relação ao Brasil. Sem dúvida esta ascensão da esquerda representa o desejo da massa popular de se libertar dessa dependência dos Estados Unidos?, acredita.

Leia mais:
Para Garibaldi, pesquisa não deve estimular 3º mandato
Lula ataca oposição e afirma não ser candidato a 3º mandato
Executiva do PT veta manifestações sobre 3° mandato para Lula

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo