O presidente regional do PPS, Rubens Bueno, que acaba de assumir a coordenação nacional da campanha do partido, disse ontem aos jornalistas que as pesquisas de intenção de votos estão evidenciando que 70% do eleitorado ainda não se definiu em Curitiba e que há espaço para uma terceira opção viável na disputa: “A candidatura do deputado Angelo Vanhoni (PT) não está empolgando. Acabou o elan da atual administração e suas candidaturas. Desta forma, tem espaço para uma candidatura alternativa que não seja a de Beto Richa (PSDB) nem a de Vanhoni, e que seja sustentada por uma aliança consistente”.
Bueno formalizou na última terça-feira, em Brasília, seu desligamento da direção administrativa da Itaipu Binacional. Ele foi recebido pelo ministro-chefe do Gabinete Civil, José Dirceu (PT), a quem entregou carta destinada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando seu pedido de demissão. Apesar dos boatos, o dirigente do PPS não admitiu que possa vir a disputar a Prefeitura de Curitiba. Citou como opções de sua legenda os deputados estaduais Marcos Isfer, Ratinho Júnior e Arlete Caramês. Ponderou que a função que recebeu do comando nacional do partido vai exigir uma grande dedicação, entretanto não fechou as portas a uma eventual candidatura, observando que a questão será discutida com os correligionários.
Ele tem conversado com o PDT, o PTB e o PL sobre a sucessão municipal, e classifica como produtivos esses contatos. Mas destaca que já é uma questão definida o lançamento de candidatura própria em todos os municípios, dentro de uma estratégia de fortalecimento da sigla. Com a missão conferida a Bueno pelo deputado federal Roberto Freire, o secretário geral do PPS, Rubico Camargo, não deve mais apresentar sua pré-candidatura à prefeitura de Antonina. Ele justifica que há um projeto maior do partido se sobrepondo aos projetos pessoais.
Itaipu
“Saio com sentimento de orgulho. Não só em participar do entusiasmo e do interesse que Vossa Excelência sempre dispensou às questões estratégicas tratadas no âmbito presidencial, mas também por ter merecido sua irrestrita e honrosa confiança”, diz Rubens Bueno na carta enviada ao presidente da República solicitando seu afastamento da Itaipu. Ele assinala que “desafios partidários” na esfera institucional o levaram a tomar esta decisão.
Nos próximos dias, Rubens e Marcos Isfer – que preside o diretório municipal do PPS de Curitiba – participam de reuniões com lideranças de outros partidos.