A tecnologia de ensino a distância utilizada pelo PFL para preparar e qualificar seus filiados para a administração pública poderá ser adotada pela Fundação Konrad Adenauer, vinculada ao Partido Democrata Cristão da Alemanha, para o desenvolvimento de cursos de formação política em toda a América Latina. Representantes da fundação alemã aprovaram o funcionamento da escola do PFL na visita que fizeram a suas instalações no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, na última quinta-feira.
Segundo o presidente da escola do PFL, ex-ministro Alceni Guerra, o modelo de ensino a distância, desenvolvido pela empresa paranaense Direct to Company S.ª (Dtcon) reduz consideravelmente os custos para o desenvolvimento de cursos de qualificação política, comparado aos cursos frequenciais, atualmente utilizados pela fundação alemã. A escola do PFL deve formar, neste ano, 10 mil alunos com seus sistema de ensino à distância, que é o único da América Latina a empregar tecnologia múltipla de satélite e WEB, segundo explicou o diretor presidente da empresa paranaense, Leonardo Petrelli.
Via satélite
Alceni Guerra informou ao diretor da Fundação Kon-rad Adenauer, Paul Linnarzi que a escola do PFL vai investir um total de US$ 300 mil para formar os novos alunos até o final deste ano utilizando sua rede de comunicação, via satélite, que atinge 191 pontos de recepção em todo o País. Linnarzi, que esteve acompanhado do representante da Organização Democrata Cristã das Américas ( ODCA), Pedro Becerra, considerou os custos extremamente baixos, comparados aos gastos da fundação alemã nos cursos freqüênciais.