O Tribunal de Contas do Estado do Paraná voltará a auditar programas estaduais financiados pelo Banco Mundial (Bird). Os detalhes foram acertados nesta quarta-feira (21), numa reunião entre o presidente do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães, e missão da instituição financeira.

continua após a publicidade

Os técnicos do Tribunal fiscalizarão recursos próximos a US$ 1 bilhão, que integram o Programa Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, envolvendo sete áreas da administração estadual.

O TCE está credenciado há vários anos para efetuar auditorias tanto para o Bird como para o BID (Banco Interamericano para o Desenvolvimento) e a Agência Francesa. Essas instituições exigem auditoria independente nos empréstimos feitos ao Poder Executivo.

Guimarães informou a Tarsila Ortenzio Velloso, do Departamento de Redução da Pobreza e Gerenciamento Econômico, e a Eduardo França, especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, que o TCE está se estruturando para atender ao crescimento das demandas. Lembrou que, recentemente, o órgão fez um concurso público para adequação do quadro funcional.

continua após a publicidade

O programa a ser auditado pelo Tribunal, do qual o Banco Mundial participa com US$ 350 milhões, envolve nove rubricas orçamentárias e uma de assistência técnica, abrangendo sete secretarias estaduais. Estão incorporadas ações nas áreas da saúde, educação, agricultura, indústria, finanças, administração e planejamento.

Os últimos programas financiados pelo Banco Mundial junto ao governo paranaense, que tiveram auditoria realizada pelo TCE, foram o Paraná Rural e o Paraná 12 Meses, na área da agricultura, e o Programa Estadual de Desenvolvimento Urbano (Pedu), no setor de infraestrutura.

continua após a publicidade