A partir da próxima quarta-feira (18), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) começará a receber os responsáveis pelas prestações de contas de transferências voluntárias das prefeituras que repassam recursos através de convênios para entidades privadas sem fins lucrativos de seus municípios.

continua após a publicidade

Em 2008, as 399 prefeituras paranaenses firmaram convênios com entidades que, no total, superaram R$ 240 milhões. As entidades que mais receberam verba foram asilos, Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), Apmis (Associações de Proteção à Maternidade e à Infância) e ONGs.

A diretoria de Análise de Transferências (DAT) e a Escola de Gestão Pública do TCE, vão colocar em prática o programa “Transferências Voluntárias Ponto a Ponto” com o objetivo de obter maior efetividade nas prestações de contas de convênios.

Para isso, 20 prefeituras serão treinadas por dia. Os técnicos municipais serão orientados sobre como proceder nas situações práticas e sistêmicas ao repassar recursos e receber as prestações de contas das entidades beneficiadas.

continua após a publicidade

O treinamento, que será executado pela manhã e à tarde no TCE, está programado também para os dias 19, 20, 25, 26 e 27 de março. Serão capacitadas dez prefeituras por período e a organização priorizará a inscrição de municípios sob nova administração desde 1.º de janeiro.