TCE mantém condenação de ex-prefeito de Guaratuba

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) negou recurso e manteve a decisão que condenou o ex-prefeito de Guaratuba, José Ananias dos Santos, e cinco servidores da gestão 2001-2004 a devolver dinheiro ao cofre municipal. O valor que deverá ser ressarcido pelo grupo somava R$ 301.042,83 em 2002, quando o TCE promoveu auditoria na Prefeitura de Guaratuba. Agora, esse valor será atualizado, em cálculo realizado pela Diretoria de Execuções (DEX) do Tribunal.

Na auditoria, os técnicos do TCE comprovaram o desvio de recursos por meio da simulação de compras e contratação de serviços e o uso de notas fiscais frias para justificar saques em dinheiro, feitos diretamente no caixa da agência bancária, para o pagamento dessas supostas despesas. Na avaliação do auditor Sérgio Ricardo Valadares Fonseca, relator do processo, essa estratégia proibida pelo Decreto-Lei 200/67 e a Lei 4.320/64, que determinam o pagamento por ordem bancária ou cheque nominal tinha o objetivo de impedir ou dificultar o rastreamento dos reais beneficiários dos pagamentos.

A auditoria apurou também que os beneficiários dos supostos pagamentos seriam empresas cujas inscrições na Secretaria da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda estavam cancelados ou não existiam ou que tiveram notas furtadas, extraviadas ou falsificadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo