O juiz da 2.ª Vara Cível de Comarca de Paranavaí, Marcelo Teixeira Augusto, concedeu segunda-feira liminar requerida pela promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Paranavaí, Susymara Oliveira de Paula, suspendendo os efeitos do concurso público para provimento de vários cargos no município de Tamboara (cerca de 25 km de Paranavaí), realizado em 19 de maio deste ano. O concurso oferecia mais de 80 vagas para vários cargos.

Além da suspensão dos efeitos do concurso, a liminar, que foi requerida em ação civil pública ingressada pela Promotoria em 16 de outubro, também afastou do cargo o prefeito de Tamboara, Milton de Jesus Rodrigues, o vice-prefeito, Luís Rogério Gimenez, e três funcionários de carreira integrantes da comissão de concurso: Itamar Lazarini (presidente), Sidonir Fontana e Antônio Aparecido de Souza.

A Promotoria apurou fraude no resultado do concurso, que teria privilegiado vários parentes e agregados políticos do prefeito, incluindo uma filha, sobrinha, irmã, cunhada, e outros familiares. De acordo com as investigações do MP, os envolvidos confeccionaram novos gabaritos e convidaram as pessoas privilegiadas a assiná-los, alterando desse modo o verdadeiro resultado do concurso.

Depois de busca e apreensão das provas e gabaritos, o Instituto de Criminalística do Paraná concluiu que, além de falsificação de assinaturas em alguns gabaritos, outros foram preenchidos em dia posterior ao concurso. Os envolvidos permanecem afastados dos cargos até julgamento final da ação, caso não seja revogada a liminar.

continua após a publicidade

continua após a publicidade