A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta segunda-feira, em primeira discussão no plenário, a criação das supersecretarias de Infraestrutura e Logística e de Família e Desenvolvimento Social, que já vêm em funcionamento sendo comandadas pelo irmão do governador Beto Richa (PSDB), José Richa Filho, e pela esposa do governador, Fernanda Richa, respectivamente.

continua após a publicidade

A criação das secretarias amplia os poderes das pastas ocupadas pelos parentes do governador. Pepe Richa, como é conhecido Richa Filho, fica responsável por todos os assuntos ligados a obras públicas e transportes, tendo a pasta com o maior orçamento em todo o governo. A pasta de Fernanda, acumulará funções que antes caberiam à secretaria de Justiça e Cidadania e à secretaria do Trabalho, no que diz respeito às ações de promoção social.

As mudanças tornam as pastas ocupadas pela família Richa, as duas maiores receptoras de investimentos federais. Uma única secretaria vai receber todos os recursos do PAC e a outra, todos os recursos dos programas sociais. E esses dois secretários são o irmão e a mulher do governador.

Com em primeira discussão o que se vota é a legalidade e constitucionalidade do projeto, a bancada de oposição não impôs nenhuma resistência à aprovação desta segunda-feira, mas já antecipou que promete polemizar a discussão da segunda votação marcada para terça-feira.

continua após a publicidade

Já a bancada do PMDB, que também votou pela legalidade do projeto, marcou uma reunião para a noite desta segunda-feira para debater que posição tomará na segunda discussão, o que pode indicar a posição da bancada peemedebista durante todo o resto de governo Beto Richa.