Supersalários: Renan demite diretor que descumpriu ordem

Após ter descumprida sua determinação de corte nos chamados supersalários a partir da folha de pagamento deste mês, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), exonerou o diretor-geral da Casa, Helder Medeiros Rebouças. “Diante do flagrante descumprimento da ordem dada pela presidência, decidi pela imediata exoneração do diretor-geral”, disse Renan no início da sessão da tarde desta quarta-feira, 21.

O Senado tem 540 funcionários que ganham mais do que o teto constitucional, estabelecido com base nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje em R$ 29,4 mil. Na semana passada, Renan determinou que a partir deste mês os salários fossem enquadrados nas normas. Segundo o presidente, ao notar o descumprimento de sua ordem, telefonou para a diretoria financeira para pedir que os valores fossem estornados. “Não sendo possível, fica desde já o compromisso de que nós os abateremos no pagamento do próximo mês”, avisou o senador.

Mais cedo, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luis Inácio Adams, defendeu, após encontro com Renan, a aplicação do teto constitucional para o funcionalismo público. “Acho que o teto constitucional tem que ser aplicado para todos os salários, especialmente os que extrapolarem esse teto”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna