Stephanes diz que Beto Richa é imbatível em Curitiba

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, considera a reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) como favas contadas e não vê condições de o PMDB ameaçar o favoritismo do tucano.

?Num sistema de reeleição, é muito difícil. O candidato à reeleição tem que ser muito ruim para não se reeleger. O Beto é imbatível?, avaliou o ministro, que é deputado federal licenciado eleito pelo PMDB e pai do pré-candidato a prefeito e deputado estadual, Reinhold Stephanes Junior.

Para o ministro, seu partido não dispõe de estrutura e organização suficientes para concorrer à eleição em Curitiba com chances de vencer a disputa. No máximo, Stephanes acha que o PT pode ter um bom desempenho se tiver a presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, como pré-candidata na capital. ?A Gleisi pode fazer um bom trabalho?, comentou Stephanes que visitou ontem a Assembléia Legislativa.

Apesar de o PMDB comandar o governo do Estado, Stephanes avalia que o caráter local da eleição neutraliza essa força. ?A eleição é municipal?. Para o ministro, os pré-candidatos do PMDB são ?pessoas boas?, mas essa condição não é suficiente para vencer a disputa. ?Já dei minha visão. O sistema de reeleição levou a isso. O prefeito é candidato à reeleição. Tem simpatia popular e pelo que eu li, tem feito um bom trabalho em Curitiba. Além disso, tem estrutura, máquina e publicidade. Tem tudo?, justificou o ministro.

Em que pese seu pessimismo sobre as possibilidades do PMDB, Stephanes vê qualidades nos pré-candidatos peemedebistas. Disse que o presidente da Cohapar, Rafael Greca, e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Junior, têm discurso e história. Também destacou que o deputado federal Marcelo Almeida é ?esforçado? e ?estudioso? e que fez um ?excelente? trabalho quando dirigiu o Departamento de Trânsito (Detran). Sobre seu filho, Stephanes disse que Junior abandonou um promissor emprego como executivo na área privada para se dedicar à política. ?Ele tem como projeto a vida pública. É legítima a aspiração. Tem que ver se é o momento?, disse.

No PMDB, a escolha do candidato a prefeito se transformou num tema áspero. Ontem, o presidente municipal do partido, Doático Santos, disse que o governador Roberto Requião irá ter uma conversa com os deputados estaduais, que se opõem à candidatura do reitor da UFPR e preferem Greca. Requião não esconde dos deputados sua inclinação por Moreira e, em decorrência das divergências internas, estão suspensas desde a sexta-feira passada as inscrições das pré-candidaturas, que passariam pelo crivo dos votos de 104 convencionais em pré-convenção que está marcada para o dia 29.

Moreira marcou para hoje o lançamento de sua pré-candidatura. Mas o Conselho Político do PMDB, formado por deputados estaduais e federais e dirigentes municipais, irá se reunir tão somente na próxima segunda-feira. O Conselho dará a palavra final se haverá a pré-convenção.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo