Foto: Aliocha Maurício |
Stephanes: buscando entendimento com todas as áreas. |
Brasília – O novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem que vai cumprir a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para centrar suas ações ?nos produtores que não têm condições, para dar a eles a possibilidade de acesso à produção e ao mercado?. O ministro não considerou o pedido como um recado indireto à bancada ruralista e aos grandes produtores o fato de Lula afirmar que não fará um governo para os que gritam mais e os que estão na Câmara. ?Não penso assim, mas acho que a visão social que o presidente sempre teve é corretíssima?, opinou o ministro.
O nome de Stephanes sofreu resistências dentro da Comissão da Agricultura, que pretendia emplacar o deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) para o cargo. O ministro disse que não foram todos os deputados do setor os contrários ao seu nome e sim apenas alguns membros que tinham suas razões.
O novo ministro considerou contraditórias as informações de que o governador Blairo Maggi (PR-MT) teria vetado seu nome para o Ministério da Agricultura. Stephanes revelou que iria jantar com o governador ontem. ?Está tudo tranqüilo e acho que minha posição é manter entendimento com todas as áreas, evidentemente sem esquecer a recomendação do presidente que é extremamente importante de olhar para os que mais precisam?, reafirmou Stephanes, que confirmou a manutenção de Silvio Crestana na presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).