Pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) intitulada Barômetro da Confiança revela que os partidos políticos não têm a confiança de 72% da população brasileira.
O Congresso Nacional também está entre as instituições com menor credibilidade. Segundo o estudo divulgado ontem, 61% dos entrevistados não confiam no Senado. Por sua vez, 68% afirmaram não confiar na Câmara dos Deputados.
?As instituições político-partidárias são as que obtêm menor confiança da população, sobretudo os partidos políticos, em que apenas 22% dizem confiar?, informa o estudo que, segundo a AMB, tem a finalidade de ?contribuir para o aprimoramento das instituições brasileiras?.
Enquanto os partidos políticos e as duas Casas do Congresso estão numa ponta das instituições com menor credibilidade na sociedade brasileira, na outra ponta da pesquisa, das instituições com maior credibilidade, aparecem em primeiro lugar as Forças Armadas, que apresentam o maior grau de confiabilidade da população: 79% dos entrevistados afirmaram confiar nas três instituições que compõem as Forças Armadas brasileiras.
Em segundo lugar, na pesquisa, aparece a Igreja Católica, que conta com o apoio de 72% da população. Em terceiro lugar, a poucos pontos distantes da Igreja Católica, encontra-se a Polícia Federal com o apoio de 70% das pessoas pesquisadas.
Um dos argumentos para a baixa credibilidade do Congresso brasileiro, segundo o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, é o fato de que ?o Legislativo vive mais na vitrine do que os outros Poderes?. No entanto, ele também acentua a importância dos escândalos políticos para comprometer a imagem do Congresso perante a sociedade.
?Os recentes escândalos envolvendo parlamentares repercutem de forma bastante negativa na sociedade brasileira?, destacou o presidente da AMB, citando as recentes renúncias de presidentes do Senado e da Câmara Federal como exemplos de situações que contribuem para o desgaste da imagem do Poder Legislativo.
Além da opinião dos brasileiros a respeito do grau de confiança nas instituições, cada edição do Barômetro AMB detalhará algum tema da atualidade ou de alguma das instituições em particular.
A pesquisa apresentada ontem detalhou o nível de conhecimento dos entrevistados em relação ao funcionamento do Poder Judiciário. Para o presidente da AMB, a pesquisa revela que a sociedade brasileira desconhece o funcionamento do Poder Judiciário. ?Dos 1.500 entrevistados 56% afirmaram confiar na Justiça, mas apenas 8% disseram conhecer bem seu funcionamento?, disse.
A pesquisa nacional da AMB foi feita por telefone pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), através do sistema CATI, no período de 29 de maio a 2 de junho de 2008.
A amostra nacional foi extraída aleatoriamente de 1.500 entrevistados, representativa da população adulta brasileira, com acesso à rede telefônica (em domicílios ou local de trabalho), de todas as regiões do pais. Foram definidas cotas de localidade, sexo e idade a partir do que foi aleatória seleção dos entrevistados.