Foto: Arquivo/O Estado

Requião: 48% de preferência.

continua após a publicidade

Uma pesquisa de intenções de votos divulgada ontem no site da campanha à reeleição do governador Roberto Requião aponta que o peemedebista venceria a eleição no primeiro turno. A sondagem, feita pela SL Consultoria e Pesquisa Ltda, indica que Requião tem 48% da preferência do eleitor. Suspensa no domingo passado, atendendo a uma ação judicial do senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo, a pesquisa foi liberada ontem pelo juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Renato Andrade, que acatou recurso da empresa responsável pelo levantamento.

Conforme as informações exibidas no site da campanha peemedebista, o senador Osmar Dias (PDT) alcança 27% das intenções de votos. O candidato da coligação PPS-PFL, Rubens Bueno, tem 6%; Flávio Arns, 4%; Ana Lúcia Pires, 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não opinaram 10%. Segundo a coordenação de campanha peemedebista, Requião estaria eleito com 55,81% dos votos válidos, contra 31,40% do segundo colocado e 7% do terceiro.

A coordenação da campanha de Requião está comparando os números da SL com os resultados da pesquisa Ibope, divulgada no dia 23 de agosto pela Rede Paranaense de Comunicação e jornal Gazeta do Povo. Em relação à pesquisa Ibope, Requião subiu cinco pontos percentuais. Ele aparecia com 43 pontos na pesquisa Ibope.

Embargo

Os resultados da pesquisa SL começaram a ser divulgados no domingo passado, mas o senador Osmar Dias obteve liminar a uma ação, onde alegou a existência de irregularidades no processo de organização dos dados. A empresa recorreu e o juiz concluiu que ?não há no documento exibido qualquer espécie de indução ou sugestionamento de resposta?.

continua após a publicidade

Foram realizadas 2.000 entrevistas com os eleitores do Estado do Paraná, com margem de erro de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança estimado de 95% para o total da amostra. As entrevistas foram realizadas no período de 20 a 24 de agosto de 2006.