O PMDB formaliza hoje, 28, a indicação do deputado estadual Cleiton Kielse como candidato a vice-prefeito na chapa do professor Carlos Augusto Moreira Junior.
E o PR anunciou ontem, 27, que vai se incorporar à aliança de apoio à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB), desistindo, assim, da candidatura do deputado Carlos Simões à prefeitura.
Estas eram as definições que faltavam para fechar o quadro de candidatos ao cargo de prefeito de Curitiba, nas eleições municipais de outubro.
Os partidos têm até a próxima segunda-feira, dia 30, para realizar convenções, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.
Com a realização das derradeiras convenções, hoje, serão oito os candidatos ao cargo de prefeito de Curitiba. O acordo entre Beto e Simões foi fechado ontem, durante uma reunião, com o coordenador geral da campanha do tucano, o ex-deputado Euclides Scalco.
O PR vinha negociando uma composição com o PSC e o PMDB. Mas foi apenas o bloco liderado pelos tucanos que deu o que o PR pedia: uma coligação na disputa proporcional. O PMDB e o PSC não aceitaram fazer uma chapa única na eleição para vereador.
Foto: Lucimar do Carmo |
Cleiton Kielse: confirmado vice. |
O presidente municipal do PMDB, Doático Santos, disse que o PR tem dois candidatos com alto potencial eleitoral à Câmara Municipal, Iris Simões e Custódio da Silva, e que a aceitação da aliança seria o mesmo que abrir mão de duas vagas.
No bloco da reeleição, formado por oito partidos (PSDB – PSB – PDT – DEM – PP – PPS – PSDC – PSL ), as coligações proporcionais se ramificaram.
O PR vai entrar numa chapa junto com o PSDB na disputa proporcional. Os outros partidos fizeram alianças entre si para a Câmara Municipal.
Chapa pura
No PMDB, a opção foi de chapa pura. Cleiton Kielse já era o nome cogitado para candidato a vice-prefeito no partido se não houvesse acordo com o PR.
Quielse está no quinto mandato de deputado estadual. Um dos mandatos e parte de outro foi exercido durante o período em que rompeu com o PMDB e se filiou ao antigo PFL, no final do primeiro mandato do ex-governador Jaime Lerner. O deputado tem base eleitoral distribuída entre vários municípios do interior do Estado, mas sua atuação é mais voltada para a região metropolitana de Curitiba.
Foto: Allan Costa Pinto |
Carlos Simões com Beto Richa. |
O PMDB não se aliou a nenhuma outra sigla. ?Vamos de chapa pura outra vez, como aconteceu na eleição de 2002?, disse Doático Santos. Ele calcula que o partido garante, sozinho, cerca de 5 minutos no horário eleitoral gratuito.
A apresentação de Kielse será realizada em reunião aberta ao público, no auditório da sede regional do PMDB, localizada na Rua Vicente Machado, 988.
Neste sábado, o PSDB faz sua convenção para oficializar a candidatura de Beto Richa à reeleição, no Paraná Clube. O DEM e o PSB também se reúnem para avalizar a aliança com o PSDB e lançar as chapas de candidatos a vereador.
O PSB aprova a candidatura à reeleição de Luciano Ducci, como vice-prefeito e homologa a chapa de 57 candidatos a vereador na convenção que será realizada pela manhã, na Sociedade Universal, no bairro Prado Velho.
O PV formaliza a candidatura de Maurício Furtado à prefeitura e escolhe o candidato a vice-prefeito. A convenção será no Espaço Cultural Calamengau, nas Mercês, das 9 às 13 horas, e vai reunir os 57 pré-candidatos a vereador, filiados e simpatizantes verdes. O PC do B realiza sua convenção, no Hotel Caravelle, para lançar a chapa encabeçada por Ricardo Gomyde e que tem como candidato a vice-prefeito o médico Mário Ferrari.
No domingo, será a vez do PTB, que oficializa o deputado estadual Fábio Camargo como candidato a prefeito. O PT se reúne na sede estadual em Curitiba para homologar as alianças em torno da candidatura de Gleisi Hoffmann. Até ontem, o PT tinha como aliados o PMN, PHS, PRB, PTC e PSC.