O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP) recebeu na noite de quinta-feira, em São Paulo, o Prêmio Prefeito Inovador (PPI), como Destaque Nacional, que reconhece municípios que desenvolvem ações para informatizar e otimizar os serviços da administração pública. O PPI é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Intel do Brasil, Microsoft Brasil e Symnetics.
Os principais critérios para Maringá conquistar o prêmio, definidos pelos organizadores, é a aplicação da tecnologia da informação nas várias áreas de responsabilidade e atuação do poder público municipal. São cinco áreas básicas de análise: sócio-ambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento ao cidadão e resultados.
Maringá conquistou o prêmio pelo conjunto da obra, apresentando o desenvolvimento de programas pelo próprio município considerados superiores aos concorrentes. Entre os finalistas estavam municípios de porte, como Caxias do Sul, Macaé e Brusque e capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
Na auditoria realizada pelos promotores do PPI, todos os quesitos analisados atenderam de 70% a 100% os critérios de inovação e excelência nas áreas de aplicação, conforme determinava o regulamento do prêmio.
As inovações auditadas pelos promotores do prêmio são programas desenvolvidos pelos próprios servidores municipais para áreas prioritárias como a saúde, gestão, administração, meio ambiente e ouvidoria, além do Portal da Transparência que divulga todos os atos da administração, entre outras. São aplicativos que otimizam o trabalho dos servidores e vem refletindo no atendimento ao contribuinte e ao público em geral.