Os servidores públicos estaduais realizam hoje uma mobilização, a partir das 8 horas, no Centro Cívico, em Curitiba. Em frente ao Palácio das Araucárias, sede do governo, eles vão reivindicar uma série de itens, entre eles o reajuste salarial de 15% para a data-base de 1.º de maio.

continua após a publicidade

Segundo integrantes do Fórum das Entidades Sindicais, que representam os servidores, uma reunião está marcada para hoje às 11 horas com o governo, que já apresentou um reajuste de 6% para todos os servidores.

Ontem, representantes de sindicatos entregaram panfletos e jornais sobre as reivindicações. O material foi distribuído para quem passava pela Boca Maldita. “Todas as conquistas resultam em benefício para a própria população”, diz Eloisa Helena de Souza, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Sáude Pública do Estado do Paraná.

Sobre o percentual de 15% de reajuste, ela explica que os servidores querem o mesmo índice aprovado pela Assembléia Legislativa para o mínimo regional. “Se foi aprovado 15% para o piso, porque não pode para os servidores”, questiona.

continua após a publicidade

Segundo Clayton Agostinho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná e um dos coordenadores do fórum, os servidores também querem o descongelamento e a incorporação das gratificações nos salários; implementação imediata da promoção e progressão; reajustes nos vales alimentação e transporte; e melhorias do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e na Paraná Previdência.