Serra volta ao Paraná para se reunir com prefeitos

Principal aliado no Paraná do candidato do PSDB a presidente da República, senador José Serra, o governador Jaime Lerner (PFL) pretende dobrar a votação do tucano no Estado neste segundo turno das eleições.

Serra fez 27% dos votos no Paraná, contra 50,1% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lerner reuniu-se ontem com o vice-presidente da República, Marco Maciel (PFL), com quem combinou a vinda de Serra ao Paraná na sexta-feira da próxima semana (dia 18).

O governador ainda não decidiu se a visita será a Curitiba ou Maringá. O que Lerner já definiu como principal estratégia é uma reunião com prefeitos de todas as regiões do Estado e o candidato tucano. O governador acredita que a força propulsora da candidatura no Paraná serão os prefeitos que, segundo ele, têm o que chama de “poder multiplicador” de votos.

A possibilidade de Serra ir a Maringá se deve ao fato de o tucano ter pedido a Lerner para conhecer uma Vila Rural no Paraná. Segundo o governador, o senador incluiu a proposta das Vilas Rurais no seu plano de governo. Ele gostaria de mostrar uma Vila próxima a Maringá ao tucano. Para o governador, a vantagem de Lula sobre Serra no Estado pode ser revertida porque, no segundo turno, o eleitor teria a tendência de refletir mais sobre o voto. Lerner acha que, no primeiro turno, prevaleceram a emoção e o voto de protesto.

O ex-candidato do PSDB ao governo, Beto Richa, também se integrou ao esforço para melhorar o desempenho de Serra no Paraná. Na próxima segunda-feira, o tucano vai almoçar com o candidato tucano e a executiva do PSDB em Sâo Paulo para apresentar alguns dos apoios que já angariou na campanha. Entre eles, os prefeitos de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL); de Apucarana, Valter Pegorer (PFL); Toledo, Derli Donin (PPB), e o de Barracão, Joarez Lima Henrichs (PFL) – que também preside a AMP (Associação dos Municípios do Paraná).

Beto ainda não se definiu sobre a sucessão estadual. Neste final de semana, ele vai conversar com o secretário-geral da Presidência, Euclides Scalco, e seu pai, o ex-governador José Richa. Beto Richa deve anunciar sua posição no segundo turno na próxima semana. Há indicativos de que o tucano vai optar pela neutralidade na disputa do segundo turno no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo