Serra vence entre eleitores brasileiros no Reino Unido

O candidato do PSDB, José Serra, venceu as eleições entre os brasileiros residentes no Reino Unido. O tucano obteve 34,22% dos votos totais, ou 1.152 votos. Dilma Rousseff ficou em segundo lugar, com 32,85% (1.106 votos). Marina Silva obteve 782 votos, ou 23,23% do total.

Dos 6.981 mil eleitores registrados, 3.366 mil compareceram para votar hoje no consulado brasileiro, em Londres. A presença foi, portanto, de 48,21%, dentro do previsto. Além da chuva durante o dia, uma greve de metrô, a segunda em menos de um mês, pode afetar o fluxo de eleitores de volta para casa agora à noite.

“A votação ocorreu muito bem, em problema em nenhuma urna”, disse o cônsul-geral do Brasil no Reino Unido, Valter Pecly Moreira. O número de brasileiros residentes no país é muito maior, estimado em cerca de 300 mil, mas grande parte está em condição considerada ilegal.

Em relação aos votos válidos, Serra ficou com 37,04%, Dilma com 35,56% e Marina com 25,11%. Os votos em branco somaram 142 e os nulos, 114.

Os brasileiros enfrentaram um típico dia de chuva e vento para votar hoje em Londres. As votações ocorreram com tranquilidade no consulado perto de Oxford Street, na região central.

A partir das 12h30 (horário local, 8h30 de Brasília) uma fila passou a se formar no local. Por volta das 14 horas, os eleitores tinham de aguardar cerca de meia hora na fila para votar, debaixo de chuva. Mas, uma vez na seção eleitoral, o atendimento era rápido.

Os três andares do consulado brasileiro abrigaram 18 seções eleitorais em Londres. Do lado de fora, prevaleceu o comércio informal de coxinhas, pamonhas e outros quitutes nacionais, dada a clientela de hoje.

Os resultados estão sendo transmitidos para o TSE em Brasília. A contagem foi feita pela Agência Estado, com base nos boletins de urnas emitidos pelas seções eleitorais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna