O candidato à Presidência da República, José Serra, vem ao Paraná hoje, a convite do deputado federal e coordenador geral da campanha no Estado, Basílio Villani. O compromisso de Serra em Maringá foi confirmado para as 13h30, na Associação Cocamar. Mais de 300 prefeitos deverão participar do encontro, além de deputados federais e estaduais dos partidos que formam a base aliada (PSDB, PMDB, PPB, PFL, PSL). Serra falará sobre municipalismo e desenvolvimento local, um dos pontos fortes de seu programa de governo.
Na segunda-feira, o presienciável tucano teve um primeiro contato com prefeitos de todo o Brasil, em um almoço em São Paulo, do qual participaram o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, o vice Beto Richa, o prefeito de Apucarana, padre Valter Pegorer e o prefeito de Barracão e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Joarez Henrichs.
Reivindicações
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná vai entregar ao candidato à Presidência da República do PSDB, senador José Serra, uma pauta contendo uma série de reivindicações dos 399 prefeitos do Estado.
Os prefeitos apresentarão ao candidato 14 reivindicações básicas. Entre elas: aperfeiçoamento da relação político-administrativa entre o governo federal e as prefeituras; compromisso com a reforma tributária nacional; participação dos municípios nos recursos arrecadados do CPMF; e compromisso do governo de definir claramente as competências dos entes federados e de executar as suas atribuições específicas.
A AMP reivindica, ainda: compromisso do presidente de promover uma ampla reforma política, partidária e eleitoral no País; custeio do transporte escolar para os alunos de sua rede de ensino e regulamentação da questão por meio de lei federal; garantia de repasse dos recursos do salário-educação diretamente para os municípios; e ampliação da meta de construção de creches.
Os prefeitos do Paraná também pedem: criação do programa nacional de implantação de aterros sanitários; criação de um órgão federal responsável pela implantação de políticas públicas para a juventude; apoio ao desenvolvimento tecnológico dos municípios, e criação de comissões para a discussão de projetos institucionais de desenvolvimento integrado local e regional.