O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai dividir sua agenda na visita que faz a Curitiba na próxima segunda-feira, 16, entre o governador Roberto Requião (PMDB) e o prefeito Beto Richa (PSDB).
Ao chegar, no início da tarde, Serra se encontra com o governador do Paraná e, em seguida, acompanha o prefeito Beto Richa na inauguração de um Centro de Educação Infantil, no Bairro Novo.
E ainda vai ter que reservar um tempo para uma conversa mais reservada com os tucanos paranaenses, que andam ressabiados com a possibilidade de perder o aliado do PDT, senador Osmar Dias, para o palanque presidencial do PT, que deverá ter a ministra Dilma Rousseff como candidata.
O compromisso de Serra com Requião é oficial, mas é sabido que o governador paulista e pré-candidato a presidente da República busca aproximação com o PMDB nos estados, para ajudar o projeto tucano na sucessão 2010.
E o momento parece propício para tratar do assunto com Requião, já que o governador do Paraná não gostou de ver o flerte das lideranças nacionais do PT com Osmar e, anteontem, declarou seu apoio à candidatura do tucano Luiz Carlos Hauly na nova disputa pela prefeitura de Londrina. No outro palanque está o pedetista Barbosa Neto, que tem o apoio de Osmar e do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
O encontro de Serra com Requião será no Palácio das Araucárias, às 14 horas. Ele assina um protocolo conjunto com Requião para o combate à sonegação fiscal nos dois estados, segundo informou a assessoria de imprensa do governo.
A vinda do tucano é comemorada pelas alas do PMDB que, nos bastidores, defendem uma aliança com os tucanos para a sucessão de Requião no próximo ano. Embora, publicamente, o vice-governador Orlando Pessuti seja apresentado como o candidato do PMDB na disputa, peemedebistas gostariam de apoiar Beto Richa para o governo, com um candidato a vice-prefeito indicado pelo partido do governador.
Segunda parte
Depois do encontro com o governador paranaense, Serra vai com Beto ao Bairro Novo. A inauguração da creche faz parte das comemorações dos 316 anos de fundação de Curitiba.
A obra é um compromisso de campanha de Beto, que prometeu abrir nove mil vagas nas creches da cidade. O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, disse que haverá um tempo para um encontro com Serra.
O governador paulista poderá também ir a Londrina para um evento da campanha de Hauly. Hoje, o prefeito Beto Richa e o senador Alvaro Dias vão à cidade manifestar apoio ao tucano.
Os dois foram convidados para o lançamento oficial da campanha, com uma caminhada no Jardim Bandeirantes, na zona oeste de Londrina, a partir das 16 horas.