O governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, almoçou hoje batata com feijão na companhia de populares na Vila Brasilândia, bairro da Zona Norte da capital paulista. A refeição foi servida após a inauguração do Bom Prato, restaurante popular do governo estadual que serve porções ao preço de R$ 1. O tucano aproveitou a oportunidade para cumprimentar e tirar fotos com dezenas de clientes do restaurante que almoçavam ou esperavam na fila para serem servidos.
Serra chegou às 12h30 no restaurante, um dos horários de maior movimentação no Bom Prato. Depois de uma rápida cerimônia de inauguração, o tucano pagou R$ 1, furou a fila de quase 100 pessoas e foi servido de porções generosas de carne com molho, batata sauté, arroz e feijão. Em um salão cheio, Serra escolheu sentar ao lado de populares no fundo do restaurante, acompanhado pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho.
Disposto a desfazer a surpresa dos populares diante da presença ilustre, Serra puxou papo sobre futebol. “Tem algum palmeirense nesta mesa?”, perguntou o governador a três pessoas sentadas próximas. Todas deram um sinal negativo com a cabeça. O governador comeu as porções de batata e feijão, mas deixou no prato a carne e o arroz. “Não posso comer tudo. Tenho um almoço depois”, justificou. Enquanto isso, em menos de 10 minutos, Kassab limpou o prato.
Depois do almoço, o governador caminhou entre as mesas do Bom Prato, apertando a mão dos clientes e recebendo abraços de admiradoras. Ao se aproximar das pessoas que almoçavam no local, o governador insistiu: “Nenhum sofredor palmeirense aqui?”. Ontem, em um partida do Campeonato Paulista, o Palmeiras, time pelo qual o governador torce, foi goleado por 4 a 1 pelo São Caetano.
Um dos clientes do restaurante aproximou-se do governador, agradeceu a criação do Bom Prato na região, mas reclamou do serviço de transporte público oferecido na Vila Brasilândia. “Fala com o prefeito”, respondeu Serra, apontando para Kassab.
O Bom Prato da Vila Brasilândia vai servir diariamente 44 mil refeições. O governador prometeu que até o final de sua gestão, “nos próximos meses”, serão entregues restaurantes populares nos bairros de Paraisópolis e Heliópolis.