Serra e Alckmin vencem as eleições em São Paulo

Foto: Célio Messias/Agência Estado
Pré-candidato ao governo de São Paulo, José Serra visitou Ribeirão Preto e falou sobre a pesquisa: ainda tem muito trabalho.

Se as eleições para o governo do Estado de São Paulo fossem realizadas hoje, o pré-candidato do PSDB, José Serra, venceria o pleito já no primeiro turno na disputa em todos os cenários, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 1.º a 3 de abril em 63 municípios de São Paulo com 1.204 entrevistados. A margem de erro é de 3% percentuais para mais ou para menos.

Numa disputa com a petista Marta Suplicy, Serra teria 52% das intenções de voto, contra 18%. Com o senador Aloizio Mercadante (PT), Serra teria 57% contra 8%. Caso o adversário fosse o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), a vantagem de Serra seria de 55% a 11%. Num eventual segundo turno, Serra venceria com porcentuais que variariam de 62% a 67%.

O resultado da pesquisa foi divulgado pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Urubatan Helou.

O Ibope não apresentou os dados referentes à rejeição dos candidatos ao governo do Estado. O gerente de projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia, informou que por um erro do próprio instituto foi incluído nesta opção o nome do senador petista Eduardo Suplicy. Segundo Garcia, apesar deste equívoco, o resultado geral da pesquisa não foi prejudicado.

Em Ribeirão Preto, José Serra (PSDB) considerou o desempenho na pesquisa do Ibope como "uma foto" do atual cenário político, mas "não um filme até a eleição". Serra afirmou que encara com humildade os dados do levantamento e que acha um excelente começo o fato de vencer em todos os cenários do primeiro turno, mas ratificou: "Fico muito satisfeito em ser bem-avaliado pela população de São Paulo, mas não é o fim. A gente tem de trabalhar muito até a eleição."

Para presidente da República, o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) teria 46% das intenções de votos no Estado de São Paulo, contra 28% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à reeleição. No levantamento anterior, realizado em fevereiro em todo o Estado, Alckmin e Lula registraram o mesmo índice de intenção de votos, de 32%. "Alckmin foi quem mais ganhou pontos na atual pesquisa", destacou o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia.

Na sondagem de abril, o pré-candidato a presidente Anthony Garotinho (PMDB) registrou 7% das intenções de voto no Estado, contra 5% da realizada em fevereiro. A pré-candidata Heloísa Helena (Psol-AL), ficou no mesmo patamar, com 3%. O pré-candidato Enéas Carneiro (Prona-SP), que estava com 2% na amostra de fevereiro, registrou, em abril, 3%. Nesta pesquisa, os votos em branco e nulos somaram 9% e as indicações "não sabe" ou "não opinou", 7%.

Para o Senado, o pré-candidato à reeleição Eduardo Suplicy (PT-SP) seria reeleito, com 41% das intenções de voto. O segundo lugar no levantamento foi o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB), com 21%, seguido pelo vereador José Aníbal (PSDB), com 9%, e pelo presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos (PFL), com 3%.

Os votos em branco e nulos somariam 12% e as indicações "não sabe" ou "não opinou", 14%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo número 714.765/06.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo