NOVO DEPOIMENTO

A Sergio Moro, marqueteiros do PT admitem caixa 2 nas campanhas de Dilma

O publicitário João Santana e a marqueteira Mônica Moura admitiram em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, nesta terça-feira (18), que a empresa do casal recebeu dinheiro de caixa 2 pelas campanhas eleitorais que fez para o PT em 2010 e 2014.

“Em todas as campanhas que fizemos sempre trabalhamos com caixa 2, com recursos não contabilizados”, falou, a Moro. A Pólis Propaganda e Marketing, empresa do casal, lista em seu site as duas campanhas de Dilma Rousseff para a presidência e a de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo.

Mônica Moura admitiu que ter recebido – apesar de “não se lembrar do valor exato” – o que segundo a planilha “Posição Programa Especial Italiano”, do “departamento de propinas” da Odebrecht, seria um pagamento de R$ 18 milhões por campanhas eleitorais em 2008 em São Paulo – onde Marta Suplicy (hoje no PMDB) era candidata pelo PT – e Curitiba – onde Gleisi Hoffmann perdeu a eleição para o atual governador Beto Richa (PSDB).

O nome da planilha faz referência ao ex-ministro Antonio Palocci, réu no processo em que Mônica e Santana depuseram hoje, e que trata de pagamentos da Odebrecht a campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores. O casal de marqueteiros também é réu na ação.

“Recebemos pagamentos da Odebrecht em muitas das campanhas. Não eram contabilizados. Contatos na empresa, em 2006, foi [o ex-presidente] Pedro Novis. Depois disso, em 2008, [foram os responsáveis pelo “departamento de propinas”] Hilberto Silva e Fernando Migliaccio”, disse Mônica.

“Não acredito que exista um marqueteiro que trabalhe no Brasil fazendo campanha só com caixa um. [O caixa dois] Era uma exigência dos partidos”, disse Mônica. Segundo ela, a Pólis recebeu pagamentos em dinheiro vivo e via depósitos no exterior, em uma conta na Suíça de uma offshore – a Shell Bill Finance – que pertence a Santana.

Além disso, a empresa fez campanhas no exterior — em El Salvador, República Dominicana e Venezuela.

O casal já negociava uma colaboração premiada, que foi homologada no começo do mês de abril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna