O juiz do Tribunal de Alçada (TA) Sérgio Arenhart assumiu ontem o posto de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. Aos 58 anos de idade e 34 anos de magistratura, o novo desembargador irá ocupar a vaga deixada pelo desembargador Octávio Valeixo, que morreu em novembro.

Arenhart explicou que as principais mudanças de um tribunal para o outro dizem respeito à amplitude e às maiores relações com os demais poderes. O novo desembargador é favorável à unificação dos dois tribunais. ?Mas depois de um estudo criterioso?, afirmou, explicando que essa unificação é uma proposta interna do TJ. ?Na proposta de reforma do Judiciário, que está no Congresso Nacional, também há intenção de unificar os tribunais. Além do Paraná, São Paulo e Minas Gerais são os estados que também têm tribunais de Alçada?, explicou.

Entre os objetivos de Arenhart na nova função está a melhoria da especialização das câmaras cíveis. O desembargador manifestou-se contrariamente à criação de um conselho externo de fiscalização do Judiciário com membros fora desse poder. ?Com elementos estranhos à magistratura, não?, afirmou.

Arenhart acredita que as críticas que o Judiciário sofreu no último ano são formas de desviar as atenções da realidade.

continua após a publicidade

continua após a publicidade