Nesta sexta-feira (30), será realizado em Curitiba, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, seminário que irá discutir as propostas do Paraná para o Orçamento Geral da União e para o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.
O evento é promovido pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, da qual o deputado federal André Vargas (PT) faz parte, fará várias audiências em todo país e o Paraná foi escolhido para abrigar uma delas para que tenha a oportunidade de fazer o debate com o governo do Estado, entidades, associações de municípios e sociedade sobre os projetos mais importantes para o Paraná.
Segundo Vargas, a audiência pública irá escolher projetos para o orçamento do ano que vem e o orçamento para os próximos quatro anos, que é o Plano Plurianual.
“Tudo o que estiver no PPA poderá ser implementado nos próximos quatro anos, o que não estiver, não poderá receber recursos federais neste período. Portanto é fundamental que tenhamos investimentos de toda ordem para o nosso Estado”, afirma.
O deputado destaca ainda que é importante a participação de todos os segmentos para que coloquem suas prioridades. “Tenho conversado muito com o CREA –PR [Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura], pois eles fizeram estudos em todo o Estado e entre os projetos escolhidos como prioritário está o Arco Norte. Temos que garantir que ele esteja incluído pelo menos no PPA, para que depois ele esteja incluído nos orçamentos anuais”, destacou.
O Arco Norte é um projeto de infraestrutura para a Região Norte do Paraná formado por uma série de ações, obras e intervenções com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional.
Ele prevê a construção de um aeroporto internacional de cargas na região sul de Londrina e a integração viária e ferroviária de seis municípios com no máximo 16 km de distância entre eles.
Na última segunda-feira (26), os deputados federais do Paraná estiveram reunidos com o governador Beto Richa (PSDB) justamente para discutir as demandas do Paraná para o orçamento. Segundo Vargas, o governador assumiu o compromisso de discutir o Arco Norte com parlamentares e entidades de Londrina.
“Seria importante se o governo do Estado ajudasse, pois envolve seis municípios: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana, totalizando mais de um milhão de habitantes, então precisamos do apoio do governador”, enfatiza.
Segundo Vargas, já há o compromisso da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann de incluir um leque de projetos, que cerca de R$ 20 milhões a serem executados pelo Governo Federal “mas seria importante que o governo do Estado também desse a sua colaboração”, reforça.
O deputado André Vargas ressalta que estarão presentes na audiência de amanhã o relator do PPA, o senador Valter Pinheiro e relator do Orçamento, Arlindo Chinaglia, ambos do PT e o presidente da Comissão de Orçamento, Vital do Rego (PMDB).