Seminário discute pacto social

Será promovido na próxima sexta-feira, no Auditório da Câmara Municipal de Curitiba -Anexo II – o Seminário sobre Pacto Social e as Reformas. O objetivo, segundo a vereadora Clair da Flora Martins (PT), que está promovendo o evento em conjunto com a Câmara Municipal, é discutir aspectos que devem ser levados ao Congresso Nacional.

O tema é pertinente, na avaliação da vereadora, pelo fato de as reformas estarem ocupando a pauta do Congresso, o que também deve continuar ocorrendo nas próximas semanas.

“Quando eu for para Brasília – em janeiro de 2003 -, não quero estar emitindo apenas a minha opinião individual. Daí a promoção de um debate com toda a sociedade”, comentou a vereadora. O evento acontece das 9h às 19h e será dividido em três painéis: pacto social, reformas trabalhistas e sindicais e a reforma previdenciária. “Vamos discutir a questão do contrato coletivo de trabalho, da pluralidade e unicidade sindical – se pode haver mais que um sindicato por categoria, ou por empresa -, impostos sindicais”, adiantou a vereadora. Outro alvo de discussão será a reforma previdenciária. “Já há um debate muito grande sobre o assunto, como se deve haver ou não um único sistema. Também há a questão de inserir na previdência os 50% dos trabalhadores que estão na informalidade, tipo de assistência que será dada aos cidadãos com mais de 40 anos e desempregados que não vão poder se aposentar.”

Entre os palestrantes convidados, destaques para o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Marco Domakoski, secretário de Políticas Sindicais da CUT, Geraldo Aparecido da Silva, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Cláudio Ribeiro, entre outros. A expectativa é reunir público de pelo menos 200 pessoas. A participação é gratuita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo