Segundo turno no Pará atrai apoio de Jader

Os números do Tribunal Eleitoral do Pará apontam um segundo turno entre os candidatos Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB). Com 91, 36% dos votos apurados, a diferença é de 18 mil votos. Jatene tem 49,57% dos votos válidos; Ana Júlia, 35,20%, mas os votos dos candidatos Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (Psol) e Cleber Rabelo (PSTU), juntos, alcançam 15,23%, o que torna possível o segundo turno.

A diferença entre Jatene e os demais candidatos começou a cair quando votos de regiões como sul e oeste do Estado fizeram subir os percentuais em favor de Ana Júlia e Juvenil. Em uma nova eleição, a governadora e seu opositor irão disputar também o apoio do mais cortejado aliado, o PMDB do deputado federal Jader Barbalho.

A dúvida é se Barbalho voltará a se unir a governadora, com quem rompeu a aliança vitoriosa construída na eleição de 2006, acusando Ana Júlia de “não honrar compromissos”. Jatene também não pode apostar no apoio de Barbalho porque o PSDB é adversário do PT no plano federal.

O líder do PMDB paraense, contudo, tem reiterado que o caso regional tem peculiaridade e conveniências políticas que não são as mesmas entre os aliados federais. Em resumo: ainda não é hora de Barbalho dizer com quem seu partido marchará no segundo turno. Ele tem razões que até eventuais aliados desconhecem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna